quarta-feira, 8 de outubro de 2014

"PEDRINHAS PAULISTA" PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - WILDER AMÉRICO

Pedrinhas Paulista
Fonte: http://maesertaneja.blogspot.com.br
/2014/05/pedrinhas-paulista-que-lugar-e-esse.html
  Há muito tempo, trens lotados partiam de diversas cidades da Itália com destino a vários países do velho continente e navios zarpavam em direção à América, eram os imigrantes italianos em busca de outra pátria que os acolhesse para viver e criar seus filhos em harmonia e em paz, longe da guerra e da destruição que se alastrou pelas montanhas e vales da Pátria mãe. Com as notícias vindas de outras partes do mundo, acendeu na mente daquele povo a esperança de encontrar novamente a alegria de viver e ter um lar feliz.
Fonte: http://www.fabricadebandeiras.com.br/bandeiras/
municipios/sao-paulo/pedrinhas-paulista/
A partir de 1949 e 1950, o Governo Italiano encaminhou a Missão Técnica Agrícola para realizar estudos de reconhecimento territorial e de fertilidade em áreas rurais de diversos países da América, inclusive no Brasil, onde a principal cidade escolhida foi Pedrinhas Paulista em São Paulo, porque foi à única que prosperou, graças a fértil terra do Vale do Paranapanema.
  O Governo Italiano organizou essa missão depois da aprovação do Tratado de Paz entre Brasil e Itália, que se concretizou dia 28/09/1950; que o Governo brasileiro tinha interesse na imigração para colonizar o interior.
  Ao passar do tempo, no meio da mata e do serrado da cidade, que atualmente é Pedrinhas Paulista, muitas trilhas foram aparecendo, várias estradas abertas, e os tratores não paravam, os operários encarregados das construções das primeiras casas não vacilavam e dia após dia, tudo foi se transformando e aparecendo plantações, escolas, cinema, clube, ambulatório, jardim da infância, postos de gasolina, hotel, restaurante, comércios diversos, cooperativa, fazendo inveja a muitas cidades do mesmo porte, e quando deram conta o milagre estava feito, e um oásis de verde e de vida se emergiu entre eles, era Pedrinhas Paulista que acabava de nascer.

  Seu nome surgiu do Riacho Pedrinhas, de água transparente, que serpenteava suavemente entre grande quantidade de pequenas pedras ao fundo. E a fundação da colônia foi marcada com uma grande festa que se realizou em 21 de setembro de 1952, quando se deu o lançamento da pedra fundamental da Igreja Matriz, assim nasceu e se implantou a Colônia de Pedrinhas, que, em 13 de novembro de 1952, recebeu o maior grupo de imigrante italiano composto de 28 famílias.

Aspecto Arquitetônico
Fonte: http://www.cepam.org/municipios/
municipios-paulistas/pedrinhas-paulista.aspx#ad-image-0
“Conhecida como a cidade dos imigrantes italianos no estado de São Paulo, quase todos os habitantes têm forte vínculo com o país de seus antepassados, preservando os costumes, inclusive a língua ou algum dialeto.

  A economia é essencialmente agrícola, sustentada principalmente pela soja e pelo milho, além de pequeno rebanho leiteiro. Também o turismo vem ganhando força como atividade econômica.”
  A arquitetura em estilo greco-romano é o principal apelo turístico da localidade. Logo na entrada, o Arco Triunfal já dá pista da predominância da cultura italiana. Ladeado por quatro colunas, que representam as riquezas do lugar, o portal tem em sua parte frontal um painel que retrata o desembarque do imigrante italiano em terras brasileiras. As ruas e os demais logradouros públicos também homenageiam a Itália, seja no nome ou na fachada da edificação.


Aspecto Cultural
  No aspecto cultural, destacam-se o Centro Cultural de Pedrinhas Paulista, que funciona em perfeita harmonia com o Museu dos Pioneiros, Salão de Exposições Itinerantes, Arquivo Histórico Municipal e a Biblioteca, e a Festa do Macarrão ou a Macarronada de São Donato. A festa acontece a mais de 60 anos, com almoço, servido gratuitamente, em praça pública, para moradores e visitantes.
  No cardápio, macarrão, frango e polenta são preparados de maneira artesanal para 3 mil pessoas em média. Os demais eventos são o Carnaforró, Rodeio em Touros, Concurso de Música Sertaneja, Torneio de Pesca, a Festa Abruzzese e Festa Italiana, que já fazem parte do calendário turístico do estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário