Escola Sud Mennucci
Fonte: http://acap.no.comunidades.net/index.php?pagina=1271770271 |
Em 29 de março de 1911 ocorreu a primeira grande alteração nos quadros dessa instituição, que foi transformada em Escola Normal de Piracicaba. Sua nova sede, ou seja, o segundo edifício na rua São João, foi iniciada em 5 de julho de 1913, e inaugurada em 11 de agosto de 1917.
Em 1º de março de 1945, foi atribuído à escola o nome de um de seus alunos, o jornalista e a grande personalidade do magistério, Sud Mennucci. No dia 7 de agosto de 1953, foi assinado um decreto transformando a Escola Normal Sud Mennucci de Piracicaba em Instituto de Educação "Sud Mennucci" de Piracicaba. No dia 20 de janeiro de 1976, passou a Escola de Primeiro e Segundo Grau “Sud Mennucci”.
O Fundador Sud Mennucci
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sud_Mennucci |
Ainda menino, contando 11 anos, Sud Mennucci obteve o diploma de conclusão do curso primário que, naquele tempo, exigia 5 anos de estudos. Jovem, aos 17 anos, diplomou-se professor.
Ele foi educador, geógrafo, sociólogo, jornalista, escritor e defensor dos direitos dos professores e da melhoria da qualidade de ensino no país. Em 1910 inicia sua carreira no magistério, leciona na escola rural entre 1913 e 1914 e reorganiza as Escolas de Aprendizes de Marinheiros em Belém do Pará, atuou como professor público na cidade de Porto Ferreira e foi responsável em fundar o Ginásio Paulistano, na capital. Na década de 1920, comandou o recenseamento escolar em São Paulo, e a partir de 1925, a convite de Julio de Mesquita, veio para São Paulo para trabalhar na redação do jornal O Estado de S. Paulo. Em 1930 foi diretor dojornal O Tempo, e logo em seguida assumiu o cargo de diretor do Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Entre suas atividades na administração do sistema paulista e como jornalista e escritor, ele destacou-se no comando do Centro do Professorado Paulista, criado em 1930, e atualmente é uma das principais associações de docentes de São Paulo. Um dos grandes destaques de Sud são as suas publicações como escritor e a sua obra mais famosa é: A Crise Brasileira de Educação, na qual defende o ensino rural no Brasil.
Sud Mennucci faleceu em 1948, no bairro Vila Mariana, local no qual, sempre morou durante sua vida na capital paulistana, vítima de uma rara doença chamada "pressão alta maligna", morreu com apenas 56 anos. Neste bairro onde morava na rua Capitão Cavalcanti, quiseram homenageá-lo mudando o nome desta rua para o dele após sua morte. No entanto, como não pode alterar nomes de ruas já homenageadas por pessoas (constava em lei na década de 40) mudaram o nome da rua que fica ao lado.
Este escritor e defensor do professorado é homenageado com seu nome em ruas, praças, escola e, cidade no estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário