terça-feira, 30 de setembro de 2014

"IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO" VIAGEM TÉCNICA ITU - WILDER AMÉRICO

Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Fonte: http://www.eulafui.com.br/?p=1314
  Construída no período colonial, no início do século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, integrava o Convento do Carmo, que foi fundado em 1719, por Frei João Batista de Jesus, que hoje a escola Anglo ocupa o local.
  Antigamente a Igreja era apenas uma simples capela feita em taipa, com seis altares.
  A primeira torre da Igreja foi construída em meados do século XIX e anos mais tarde foi reconstruída por questões de engenharia e arquitetura. E também foi construído um cemitério ao lado da Igreja e jardins por toda parte (fundos e laterais).
  O grande valor artístico de seu interior (tetos e paredes) são as pinturas a óleo, pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo, que foi uma figura importante da arte colonial paulista.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/
wiki/File:Jesuino-carmelo.jpg

  Entre as figuras pintadas pelo Padre Jesuíno, destaca-se um Anjo mulato, executado com “intenção consciente”, porque, conforme a crônica local, foi uma forma de provação à sociedade branca que o descriminava, pelo fato de ser mestiço bastardo.







  A igreja foi reformada em 1918 e completamente restaurada pelo IPHAN no final da década de 1970.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 12h e 14h às 16h.
Fonte: http://procurandoturismo.com.br/?p=45Fonte: http://procurandoturismo.com.br/?p=45
Curiosidades:
*O teto segue estilo Mariano (curvas) para se ter uma noção maior de espaço.
*Em 1960 criou-se uma lei que obrigava os padres a rezarem a missa na língua local e até nesse ano não havia bancos para se sentar.
*Sua fachada imita uma fortaleza, que é padrão ás Igrejas do Carmo.

"CASA IMPERIAL" VIAGEM TÉCNICA ITU - KELLY KAROLAINE


Casa Imperial
Fonte: http://www.incargel.com.br/itu.html



  Na Praça Dom Pedro, onde está o Cruzeiro de São Francisco, fica a Casa Imperial, que abrigou a Família Imperial nas ocasiões de suas visitas à região.
  Encomendada por Francisco Souza e Mello e construída com muito requinte e fino acabamento,e que pertenceu posteriormente a Carlos Pereira Mendes, hospedou em 1884 a Princesa Isabel e seu consorte Conde DEu. Por essa razão, o solar ficou conhecido como Casa Imperial, que atualmente é conservada por sua proprietária Maria Lucia Caselli.
  É uma construção do século XVIII muito bem conservada.não estando aberta para visitação, mas é um lugar legal para conhecer e observar a arquitetura dos vitrais e a porta principal da casa que é ricamente entalhada e premiada.

"MUSEU REPUBLICANO" VIAGEM TÉCNICA ITU - JOÃO NELSON


Museu Republicano "Convenção de Itu"
Fonte: http://www.usp.br/espacoaberto/?p=34814
    
  O Museu Republicano "Convenção de Itu" é uma instituição cientifica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
  Foi criado pela Lei nº.1.856, de 29 de dezembro de 1921, como extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.
  Encontra-se instalado em um sobrado histórico, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, um reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.
  Localizado em memorial nacional, o Museu não se restringe a expor acervos de diferentes tipologias - objetos, pinturas e registros textuais. Ao contrário, tal como o Museu Paulista, o Museu Republicano tem por meta o questionamento da formação histórica e cultural brasileira. Assim, procura explorar os riscos acervos que conserva, estudando-os e divulgando esses conhecimentos por meio de publicações, cursos, reuniões científicas, oficinas e atendimentos a públicos diversificados, como pesquisadores nacionais e estrangeiros, professores, educadores e estudantes de diferentes níveis. Oferece desse modo educação informal e formação acadêmica complementar, ao mesmo tempo em que seguindo parâmetros da USP, promove o conhecimento científico do patrimônio sob sua guarda.
Informações tiradas do site : http://mr.vitis.uspnet.usp.br/

"FÁBRICA SÃO LUIZ" VIAGEM TÉCNICA ITU - BIANCA CAMARGO


Fábrica São Luiz
Fonte: http://viagem.uol.com.br/album/guia/itu_salto_album.htm
  A antiga Fábrica de tecidos São Luiz foi inaugurada em 1869, época em que se iniciava a produção de tecidos de algodão, era uma pequena fabrica, construída com o capital de um grupo de investidores locais, foi ampliada no final do século, com o projeto do engenheiro Artur Sterry, da Companhia de Estradas de Ferro.  Suas máquinas foram exportadas dos Estados Unidos, e o seu complexo de caldeira da Inglaterra. A fabrica foi construída em três partes, a mais antiga foi construída ao lado da Igreja Bom Jesus, a segunda parte a ser construída foi a maior, A terceira fase, adotou o estilo manchesteriano, feita com tijolos aparentes aos moldes das construções inglesas da era industrial.
  A Fábrica São Luiz foi a primeira a vapor do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil. Encerrou suas atividades em 1982, tombada pelo patrimônio Histórico, e vem sendo restaurada desde 1997.
  Atualmente, a Fabrica São Luiz é um grande complexo cultural e turístico para eventos e encontros.
Fonte: http://ituantiga.blogspot.com.br/2012/05/fabrica-sao-luiz.html

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

"PALÁCIO DA MOGIANA" VIAGEM TÉCNICA CAMPINAS - WILDER AMÉRICO

Palácio da Mogiana

Fonte: http://bybassan.blogspot.com.br/2011/08/
cartao-postal-palacio-da-mogiana.html
  Erguido no estilo eclético entre 1891 e 1910, o palácio serviu como sede para a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro até 1926 – quando a sede foi transferida para São Paulo – e sediou atividades dessa companhia até 1972, quando a C.M.E.F. foi extinta e seu patrimônio passou à FEPASA e depois à RFFSA, quando a FEPASA foi extinta em 1998. O Palácio não subsiste em sua forma original: em 1953, uma das alas do Palácio teve de ser demolida para o alargamento da Avenida Campos Sales. Passou por processos de tombamento do CONDEPACC e do CONDEPHAAT.

  Após vários anos de abandono, a construção chegou a um péssimo estado de conservação, o qual foi revertido somente em 2009, quando o Palácio da Mogiana passou por um detalhado processo de restauração, numa parceria entre o poder público e a iniciativa privada.





  É produto de construtores de origem italiana, os irmãos Massni. O prédio já foi museu, biblioteca e atualmente é utilizado para vários serviços na área de assistência social, banco popular e o SEBRAE.
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pal%C3%A1cio_da_Mogiana_-_Campinas.JPG


Obs: Execução de Função Técnica – Bordo Sólido Volta.


"CLUBE SEMANAL DE CULTURA ARTÍSTICA" VIAGEM TÉCNICA CAMPINAS - KELLY KAROLAINE

Clube Semanal de Cultura Artística
Fonte: http://www.panoramio.com/user/6036793?comment_page=1&photo_page=3

  As sociedades culturais e sócio-recreativas campineiras no século retrasado, já primavam em proporcionar aos seus associados os melhores atrativos da época: a música, o canto e a dança. Os bailes mensais e trimestrais, aos sábados à noite, eram uma constante quase infalível na maioria dos clubes.
  Os bailes de aniversário dos dois principais clubes da cidade, Clube Semanal e Clube Campineiro já faziam parte do calendário social da cidade. As esquinas das ruas Barreto Leme e Regente Feijó, e Barão de Jaguara e General Osório, onde estes clubes possuíam suas sedes, apresentavam nessas ocasiões intenso movimento. Sob fosca luz dos lampiões a gás e ante os olhares curiosos da "plebe", cavalheiros, madames, donzelas, barões e baronesas, aportavam de reluzentes carruagens puxadas por garbosos corséis, e adentravam com elegância e altivez as portas do clube, exibindo os últimos modelos ditados pelos ilustrados figurinos franceses. Eram a elite e a aristocracia da terra em suas noites de gala.

"PRAÇA BENTO QUIRINO, MONUMENTO TÚMULO DE CARLOS GOMES E MARCO ZERO" VIAGEM TÉCNICA CAMPINAS - JOÃO NELSON

Praça Bento Quirino
Fonte: http://www.viracopos.com.br/atracoes?categoria=atracoes-naturais
  Foi na Praça Bento Quirino que a cidade de Campinas começou a tomar forma. Neste local, considerado "o marco zero" e berço da cidade,foram desenhados, no final do século 18, os traços inicias das primeiras vias, então. denominadas "Rua de baixo", " Rua do meio" e "Rua de cima", atuais ruas Luzitana, Dr. Quirino e Barão de Jaguara, respectivamente.Os viajantes que passavam pela cidade constituíram, naquele lugar, um ponto de pouso para descanso e partidas para viagens. No ano de 1774, aos poucos, a Praça testemunhou a transformação do centro a cidade, que foi se delimitando com a chegada da primeira Igreja Matriz, cemitério e as principais casas de comércio.

Monumento Túmulo de Carlos Gomes
Fonte: http://www.emdec.com.br/hotsites/nossa_cidade/bentoquirino.html
  Monumento-túmulo de granito ostentando em corpo inteiro a estátua em bronze do maestro, que se apresenta em atitude de regente de orquestra. Na base uma figura de mulher, também em bronze, representa a cidade de Campinas. Obra do escultor Rodolfo Bernadelli.

Marco Zero
Fonte: http://www.topodomundo.com.br/city-tour-campinassp/
  Foi na Praça Bento Quirino que a cidade de Campinas começou a tomar forma. Neste local, considerado "o marco zero" e berço da cidade,foram desenhados, no final do século 18, os traços inicias das primeiras vias, então. denominadas "Rua de baixo", " Rua do meio" e "Rua de cima", atuais ruas Luzitana, Dr. Quirino e Barão de Jaguara, respectivamente.

"ESTAÇÃO CULTURAL" VIAGEM TÉCNICA CAMPINAS - BIANCA CAMARGO

Estação Cultural
Fonte: http://www.folhadecampinas.com.br/portal/2013/09/estacao-cultura-sedia-1%C2%BA-encontro-de-modelismo-da-rmc/
  A Estação Cultural de Campinas inaugurada em 1872 e tombada pelo patrimônio histórico e cultural da cidade em 1982, serviu como antiga estação ferroviária central da cidade até 15 de março de 2001, foi quando partiu o ultimo trem de passageiros com destino até Araraquara.
Fonte: http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=6231
  Desde julho de 2003 com a desativação da ferroviária, passou a abrigar um centro cultural, onde jovens de todos os estilos e diferentes personalidades se encontram para mostrarem seus diversos talentos.

domingo, 28 de setembro de 2014

"ESTAÇÃO DA LUZ E MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA" VIAGEM TÉCNICA SÃO PAULO - WILDER AMÉRICO

Estação da Luz
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_ferrovi%C3%A1ria
  Localizada na Praça da Luz, 1, Bairro Luz em São Paulo/SP, a Estação foi projetada pelo Barão de Mauá em 1867 e construída sob supervisão do engenheiro James Ford, com matéria-prima vinda da Inglaterra.
  Aberta ao público em 1° de Março de 1901, a Estação da Luz ocupa 7,5 mil m² do Jardim da Luz. Não houve inauguração, já que o tráfego foi sendo deslocado aos poucos, mas não demorou muito para que o novo marco da cidade fosse considerado uma sala de visitas de São Paulo. Todas as pessoas que tinham a capital como destino eram obrigadas a desembarcar no local.
  Em 1946, o prédio da Luz foi parcialmente destruído por um incêndio. A reconstrução da estação foi bancada pelo governo e se estendeu até 1951, quando foi reinaugurada. Ela ainda passou por outras reformas e restaurações. Já em 1982 o complexo arquitetônico da Estação da Luz foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (CONDEPHAAT).

  Sua torre com o relógio, foi construída em representação do Big Ban, que situa-se na Inglaterra.
Fonte: https://www.flickr.com/photos/cleberudy/7084835311/
  Hoje é parte integrante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô de São Paulo, constituindo-se em um dos principais centros metro-ferroviário da cidade.
Fonte: http://www.essenciamoveis.com.br/blog/2011/01/sao-paulo-457-anos-de-arquitetura-inconfundivel/

Museu da Língua Portuguesa
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2015/03/1604626-museum-week-tera-casa-das-rosas-e-museu-da-lingua-portuguesa.shtml
  Situa-se em um antigo prédio da Estação da Luz, ao lado da Estação mesmo, em São Paulo/SP. Foi inaugurado dia 20 de Março, porém abriu suas portas ao público no dia 21 de Março de 2006.
  É um dos museus mais frequentados do Brasil. Possui recursos de interatividade e tecnologia para apresentar seus conteúdos. O acervo é exposto de forma inovadora e inusitada. A visitação é feita de cima para baixo.
 *No auditório do terceiro andar pode ser assistido um vídeo de dez minutos sobre o surgimento da língua portuguesa. Depois a pessoa passa para a Praça da Língua, onde um audiovisual, com textos projetados por toda a sala, ilustra a riqueza do idioma falado no Brasil.
 *No segundo andar, uma galeria exibe uma tela de 106 metros com projeções simultâneas de filmes sobre o uso cotidiano do português. Totens - esta seção leva o nome de "Palavras Cruzadas" - explicam as várias influências de outros povos e línguas na formação do idioma. Uma linha do tempo que mostra a história do idioma e uma sala (Beco das Palavras) com jogo eletrônico didático sobre a origem e o significado das palavras encantam pelos recursos interativos. Completa este andar uma exposição de painés que mostram a história do prédio que abriga o museu e a Estação da Luz.

  Seu horário de funcionamento é de terça a domingo das 10h às 17h; e todas as últimas terças de cada mês o horário de fechamento é estendido até as 22h.
  *O preço do ingresso é R$ 6,00 - crianças até 10 anos e adultos maiores de 60 anos, não pagam.

Obs: Execução de Função Técnica – Bus List/ Recepção dos PAX's.

"MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO" VIAGEM TÉCNICA SÃO PAULO - KELLY KAROLAINE

Mercado Municipal de São Paulo
Fonte: http://blogs.estadao.com.br/divirta-se/tag/mercadao/
  Localizado na Rua da Cantareira no Centro Histórico da capital Paulista o Mercado Municipal de São Paulo popularmente conhecido como Mercadão é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. Repleto de opções de lazer e comércio o edifício que possui mais de oito décadas de história, foi inaugurado em 1933 vindo substituir o antigo Mercado Municipal Central, que funcionava a céu aberto na Rua 25 de Março.
  Com 12.600 metros quadrados, o Mercadão reúne comerciantes de todos os cantos da cidade. Com enorme variedades de produtos, que vão desde Hortifrutigranjeiros e especiarias até e lanches, como o tradicional sanduíche de mortadela, o local, que hoje conta com quase 300 estandes, se tornou ao longo dos anos um característico espaço gastronômico paulistano.
  Sua notável arquitetura,marcada por colunas, abóbadas e vitrais, também ajudou a fazer do Mercado Municipal uma parada obrigatória nos roteiros turísticos. Idealizado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo, responsável também pelo Teatro Municipal e pela Pinacoteca, o prédio chama a atenção não só de turistas, mais também de profissionais e estudantes da área.
  Seus famosos vitrais foram importados diretamente da Alemanha, e abordam temas de agricultura e da agropecuária, como o trabalho cotidiano na terra.
  O Mercadão funciona todos os dias, abrindo seus portões às 2h30 para os feirantes e às 6h para o público em geral, e fechando-os sempre às 18h.

"MASP" VIAGEM TÉCNICA SÃO PAULO - JOÃO NELSON

MASP- Museu de Arte de São Paulo
Assis Chateaubriand
Fonte: http://vejasp.abril.com.br/masp
  O MASP é o mais importante museu de arte ocidental do Hemisfério Sul, fundado em 1947. Seu acervo é tombado pelo Patrimônio Histérico e Artístico Nacional - IPHAN desde 1969, e possui atualmente cerca de 8.000 peças, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas.
  Do século XIII aos dias de hoje, pode-se apreciar Rafael, Mantegna e Botticceli - da escola italiana - e Delacroix, Renoir, Monet, Cézanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall - da chamada Escola de Paris.Possui também uma grande coleção de pinturas da escola portuguesa, espanhola e flamenga, além de artistas ingleses e latino-americanos, como Diego Rivera. Dentre a coleção de artistas brasileiros, destacam-se Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior.  Coleções de gravuras, fotografias, desenhos, arqueologia, maiólicas, tapeçarias e artes decorativas européias, além de uma grande coleção de peças kitsch, também fazem parte do acervo do museu.

"MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA" VIAGEM TÉCNICA SÃO PAULO - BIANCA CAMARGO

Memorial da América Latina
http://jornalggn.com.br/noticia/os-25-anos-do-memorial-da-america-latina
  O Memorial da América Latina é um centro cultural que foi inaugurado em 18 de março de 1989 na cidade de São Paulo, Brasil. Foi arquitetado por Oscar Niemeyer. O complexo é constituído por vários edifícios colocados ao longo de duas superfícies unidas por uma passarela.
Fazem parte do edifício:

  • O Salão de Atos
  • A Biblioteca Latino-Americana 
  • O Centro de Estudos
  • A Galeria Marta Traba
  • O Pavilhão da Criatividade
  • O Auditório Simón Bolívar
  • O Anexo dos Congressistas
  • O edifício do Parlamento Latino-Americano.

  Em frente ao memorial se encontra uma escultura em concreto, representando uma mão aberta com o mapa da América Latina em vermelho representando o sangue derramado dos que combateram muitas vezes deram a vida pela conquista da liberdade. Sobre o aspecto diz Niemeyer: "Suor, sangue e pobreza marcaram a história dessa América Latina tão desarticulada e oprimida. Agora urge reajusta-la num monobloco intocável, capaz de fazê-la independente e feliz." 

sábado, 27 de setembro de 2014

"COOPERATIVA DE VINHOS" VISITA TÉCNICA SANTANA/ SANTA OLÍMPIA - WILDER AMÉRICO


Cooperativa de Vinhos
  A Cooperativa de Vinhos situa-se no bairro Santana, município de Piracicaba, existe desde 2007 e foi criada por 24 cooperados, sendo um pouco do bairro Santana e um pouco do bairro Santa Olímpia e ela é como se fosse uma empresa, porque é algo particular dessas 24 pessoas que a criaram; eles só criaram a Cooperativa para resgatarem a fabricação do vinho que estava se perdendo na região, e também para poder manter essa tradição, porque antigamente cada um produzia seu vinho na própria residência, e teve um tempo que se resultou com ninguém mais querendo fabricar vinho, sendo assim as poucas pessoas que ainda o produziam viram que seus costumes estavam se perdendo, então se reuniram para construírem um local único para que pudessem realizar e preservar essa suas tradição e para que este costume não acabasse. Neste mesmo período, eram poucos que possuíam as videiras, nisso eles começaram a plantar mais vinhas pelo município, e também cada cooperado têm plantado em sua propriedade, e hoje já atingem aproximadamente 12 mil parreiras plantadas entre os bairros Santana e Santa Olímpia.
  E toda a verba arrecadada eles revertem em equipamentos, e agora eles compraram um terreno para construírem uma Cooperativa oficial, porque por enquanto o local onde se situa é provisório. E em toda festa ou em alguma comemoração do município, eles disponibilizam os vinhos da mesma.

"CAFÉ TIROL" VISITA TÉCNICA SANTANA/ SANTA OLÍMPIA - KELLY KAROLAINE

Café Tirol
Fonte: http://turismovanguarda.blogspot.com.br/2014/04/modulo-iv-3-viagem-tecnica-santana-e.html

  Localizado no Bairro Santa Olímpia, pertencente à Colônia Tirolesa de Piracicaba, no Café Tirol você poderá encontrar, além do tradicional café tirolês um ambiente repleto de cultura e tradição nos moldes das cafeterias europeias, produtos coloniais como: mel, geleias, doces, vinhos, cachaças, licores, e dentro do café tem uma loja de suvenir super aconchegante com artesanatos produzidos pelos moradores da colônia.
  O café é propriedade de Ivan Correr e de sua esposa Aline Correr, são eles mesmo que administra o local.
  Um doce tradicional do lugar é o grostói (grostolli) muito popular no trentino, no norte da Itália, Áustria e Suíça. É um doce simples de fazer e muito saboroso e indispensável no café da manhã e no café da tarde de todo o tirolês.
  Seu horário de funcionamento é de Sexta e Sábado das 20:00 às 23:00 e de Domingo das 14:00 às 17:00 e das 20:00 às 22:00.

"ASSOCIAÇÃO DE STA. OLÍMPIA" VISITA TÉCNICA SANTANA/ SANTA OLÍMPIA - JOÃO NELSON

Casarão de Santa Olímpia

*Casa sede da Associação de Santa Olímpia.
Fonte: http://www.panoramio.com/user/2906222/tags/Santa%20Olimpia
  Saídos do Trentino (Tirol Italiano), região alpina do norte da Itália, os imigrantes vieram para o Brasil trabalhar no campo e aqui encontraram as oportunidades que lhes faltavam com a crise que assolava a Europa. Assim foi possível, através de muito trabalho, constituírem famílias e desfrutarem de um clima salubre, de terras férteis e natureza exuberante.
  O Casarão de Santa Olímpia abriga hoje, a sede da Associação de moradores, alem de ser um "museu", mostrando ao publico uma réplica da primeira casa de Santa Olímpia, com cômodos originais, porão com saída para sala e marcas daquela época, que seus moradores respeitam muito.

"ESCOLA DR. SAMUEL DE CASTRO NEVES" VISITA TÉCNICA SANTANA/ SANTA OLÍMPIA - BIANCA CAMARGO


Escola Dr. Samuel de Castro Neves
  A Escola Dr. Samuel de Castro Neves se localiza no bairro Santana, no município de Piracicaba.
 *A escola oferece: Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Dependências:
  • 8 salas de aulas 
  • Sala de diretoria 
  • Sala de professores 
  • Laboratório de informática 
  • Quadra de esportes coberta 
  • Cozinha 
  • Sala de leitura 
  • Banheiro dentro do prédio 
  • Sala de secretaria 
  • Despensa 
  • Almoxarifado 
  • Pátio coberto