Estação da Luz
|
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_ferrovi%C3%A1ria |
Localizada na Praça da Luz, 1, Bairro Luz em São Paulo/SP, a Estação foi projetada pelo Barão de Mauá em 1867 e construída sob supervisão do engenheiro James Ford, com matéria-prima vinda da Inglaterra.
Aberta ao público em 1° de Março de 1901, a Estação da Luz ocupa 7,5 mil m² do Jardim da Luz. Não houve inauguração, já que o tráfego foi sendo deslocado aos poucos, mas não demorou muito para que o novo marco da cidade fosse considerado uma sala de visitas de São Paulo. Todas as pessoas que tinham a capital como destino eram obrigadas a desembarcar no local.
Em 1946, o prédio da Luz foi parcialmente destruído por um incêndio. A reconstrução da estação foi bancada pelo governo e se estendeu até 1951, quando foi reinaugurada. Ela ainda passou por outras reformas e restaurações. Já em 1982 o complexo arquitetônico da Estação da Luz foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (CONDEPHAAT).
Sua torre com o relógio, foi construída em representação do Big Ban, que situa-se na Inglaterra.
|
Fonte: https://www.flickr.com/photos/cleberudy/7084835311/ |
Hoje é parte integrante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô de São Paulo, constituindo-se em um dos principais centros metro-ferroviário da cidade.
|
Fonte: http://www.essenciamoveis.com.br/blog/2011/01/sao-paulo-457-anos-de-arquitetura-inconfundivel/ |
Museu da Língua Portuguesa
|
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2015/03/1604626-museum-week-tera-casa-das-rosas-e-museu-da-lingua-portuguesa.shtml |
Situa-se em um antigo prédio da Estação da Luz, ao lado da Estação mesmo, em São Paulo/SP. Foi inaugurado dia 20 de Março, porém abriu suas portas ao público no dia 21 de Março de 2006.
É um dos museus mais frequentados do Brasil. Possui recursos de interatividade e tecnologia para apresentar seus conteúdos. O acervo é exposto de forma inovadora e inusitada. A visitação é feita de cima para baixo.
*No auditório do terceiro andar pode ser assistido um vídeo de dez minutos sobre o surgimento da língua portuguesa. Depois a pessoa passa para a Praça da Língua, onde um audiovisual, com textos projetados por toda a sala, ilustra a riqueza do idioma falado no Brasil.
*No segundo andar, uma galeria exibe uma tela de 106 metros com projeções simultâneas de filmes sobre o uso cotidiano do português. Totens - esta seção leva o nome de "Palavras Cruzadas" - explicam as várias influências de outros povos e línguas na formação do idioma. Uma linha do tempo que mostra a história do idioma e uma sala (Beco das Palavras) com jogo eletrônico didático sobre a origem e o significado das palavras encantam pelos recursos interativos. Completa este andar uma exposição de painés que mostram a história do prédio que abriga o museu e a Estação da Luz.
Seu horário de funcionamento é de terça a domingo das 10h às 17h; e todas as últimas terças de cada mês o horário de fechamento é estendido até as 22h.
*O preço do ingresso é R$ 6,00 - crianças até 10 anos e adultos maiores de 60 anos, não pagam.
Obs: Execução de Função Técnica – Bus List/ Recepção dos PAX's.