sexta-feira, 10 de abril de 2015

"ÓPERA DE ARAME" VIAGEM DE TREINAMENTO INTERESTADUAL AÉREA CURITIBA - KELLY KAROLAINE

Teatro Ópera de Arame
Fonte: http://www.descubracuritiba.com.br/turismo/detalhes/645/opera-de-arame/
  Inaugurada pelo prefeito Jaime Lerner, em 19 de março de 1992, a Ópera de Arame foi construída em apenas 75 dias, na cratera de uma pedreira desativada, no Bairro Pilarzinho.
  "Sonho de Uma Noite de Verão", de William Shakespeare, com o Grupo Ornitorrinco e direção de Cacá Rosset, foi o espetáculo de estréia, abrindo o 1º Festival de Teatro de Curitiba.
  Espaço cultural que abriga as mais variadas manifestações artísticas, a Ópera de Arame está integrada à paisagem por meio de sua construção em vidro e tubos de aço, com lago, cascata d’água e blocos de fundação apoiados diretamente na rocha.
  Concebida pelo prefeito Jaime Lerner, teve o projeto assinado pelo arquiteto Domingos Bongestabs.
  O auditório com 1.648 lugares ocupa uma área de quatro mil metros quadrados.
  A Ópera de Arame é um espaço para espetáculos de qualquer natureza, construída na cratera de uma pedreira desativada, a qual, foi transformada em parque. pela prefeitura municipal de Curitiba. Ocupa uma área de 4.000 metros quadrados.
  A implantação da obra assumiu a diretriz de não interferir com a paisagem bastante característica do parque, integrando-a os expações utilizando as potencialidades disponíveis.
  A cobertura do teatro de policarbonato, harmoniza-se integralmente com o contexto natural do local circundado por paredões de rocha.
  O acesso à Ópera se faz por uma passarela elevada sobre o lago e o projeto da Ópera é do arquiteto Domingos Bongestabs.

Pedreira Paulo Leminski
Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/01/justica-revoga-que-impedia-shows-na-pedreira-paulo-leminski-em-curitiba.html
  A Pedreira Paulo Leminski é um local de espetáculos ao ar livre localizada no bairro do Abranches, na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná e aberto para shows desde 1990.
  Possuindo 103,5 mil m² e com um palco de 480 m², tem capacidade para até trinta mil pessoas e seu nome é uma homenagem ao poeta curitibano Paulo Leminski.
  No passado, o local foi uma pedreira municipal e usina de asfalto e na atualidade , mantém estes aspectos, pois é cercado por um paredão de rocha de trinta metros.

Paulo Leminski
Fonte: http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/paulo-leminski-poemas/
  Paulo Leminski (1944 — 1989)nasceu em Curitiba, e foi um escritor, tradutor, poeta, e professor brasileiro, e alem de tudo era um lutador de judô faixa-preta.
  Leminski tornou-se reconhecido por ter inventado seu proprio jeito para escrever poesias, fazendo trocadilhos ou brincando com ditados populares. Paulo Leminski foi também professor de História e de Redação em cursos pré-vestibulares, além de professor de judô.
  Leminski teve poemas e textos publicados em diversas revistas, escreveu letras de músicas com uma grande influência de MPB (Música Popular Brasileira) chegando até a fazer pareceria com Caetano Veloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário